Usabilidade Como Um Diálogo Com O Consumidor

Ainda Sobre o assunto Os Desafios De Ser Professor No Brasil


A ordem de moda e acessórios lidera o ranking de compras online há no mínimo 4 anos em termos de volume de pedidos no Brasil, segundo detalhes do relatório Webshoppers. Entretanto, a ausência de dados, a inconsistência acerca das políticas de trocas e devoluções, sugestões algumas vezes muito técnicas ou incompletas, suscitam questões nos consumidores.


A impossibilidade de contato prévio com o item é um fator de desestímulo à compra pra 84% dos usuários, de acordo com o Sebrae. Ao obter online, o freguês não tem contato visual e tátil direto com a peça e bem como não tem a chance de experimentá-la. 10 Maneiras De Melhorar A Sua Capacidade De Concentração usabilidade pode eliminar as dúvidas dos freguêses. Melhores Mestrados E Doutorados Do Brasil , muitas vezes, não é levada em conta por designers ao jogar websites de e-commerce, sobretudo no que cita-se à aquisição de peças de vestuário.

  • CFO Estrategista
  • A Acreditação em Cursos ou Seminários vinculados ao aprofundamento no foco da Tese
  • dois Organização do ensino básico
  • Unidade de Ensino Descentralizada de Maria da Graça

A usabilidade é a proporção na qual um objeto poderá ser usado pelos compradores com eficiência, competência e alegria. Não é uma qualidade isolada, mas trata do diálogo com o usuário, o propósito da tarefa que aquele está executando e o lugar no qual este artefato está colocado. Um web site tem que estar adaptado às necessidades dos consumidores, e não vice e versa. A inexistência de usabilidade poderá causar dificuldades cujas resultâncias aborrecem ou frustram um usuário e impactam negativamente a sua experiência.


Brasil Vem De 'vermelho Como Brasa'? perguntas, desenvolvi minha pesquisa de mestrado no LEUI (Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces) da PUC-Rio. Pela primeira etapa quis apreender quais eram os reais obstáculos enfrentados pelos compradores ao comprar (ou tentar obter) uma peça de roupa online. Para esta finalidade, realizei uma entrevista preliminar pra em seguida auxiliar de base para a elaboração de um questionário.


Os entrevistados eram 52% mulheres e 48% homens, com idades entre 23 a 77 anos. 90% com ensino superior completo. Quarenta e dois % ratificaram obter online 2 vezes ao mês; 26% a cada dois meses; 16% a cada três meses; 11% não realizam compras online e 5% compram semanalmente. A amplo maioria dos respondentes (79%) residiam pela localidade Sudeste do país, 11% da região Nordeste e 10% residem nos Estados unidos. As respostas foram agrupadas em 3 itens: Confiança, Valor e Entrega. O encontro desses fatores é determinante para assegurar uma boa experiência ao usuário.


Foram destacadas as respostas mais significativas. A disparidade nas medidas das roupas brasileiras é uma barreira pra alguns usuários na hora de obter peças de vestuário em páginas de e-commerce. Um dos entrevistados ponderou obter roupas em websites internacionais e pedir a entrega na residência de parentes que residem no exterior para burlar a incoerência nos tamanhos de roupas brasileiras. Os entrevistados que residiam nos Estados unidos mencionaram as excelentes políticas de troca.


Receber um item que não caiba ou não esteja de acordo com as imagens nos web sites não é um defeito a porque a troca é facilitada e garantida. Outro dado curioso que observei foram os obstáculos enfrentados pra entrega do objeto. Alguns indivíduos não compram online por não terem quem receba a encomenda, ou por morarem em áreas consideradas de risco, onde os Correios não atuam. Em novas cidades do interior, os Correios não exercem entregas todos os dias.


Deste modo, torna-se um impedimento para a compra, tornando a ida à uma loja física mais conveniente. Por outro lado, o fato de alguns usuários de comércio eletrônico residirem em lugares mais remotos, os faz mais tolerantes à demora no recebimento do item. A entrevista preliminar levantou muitas questões sérias pra elaboração do questionário online.


Houve 205 respondentes, a maioria mulheres (68,5%). Dos respondentes, 99,5% admitiram neste instante terem comprado online (51% mulheres e 49% homens) e 0,5% nunca comprou em um e-commerce. Entenda O Que é Um MBA praticidade e a facilidade de comparar preços, 83% e 75%, respectivamente são os fatores motivadores principais pra realização de compras online, como este o valor mais nanico, pra 52% dos respondentes.


Pra ter uma visão dos especialistas da área de moda a respeito de as dúvidas abordadas 6 profissionais de modelagem foram entrevistados. Segundo esses, como os estudos antropométricos demoraram a serem desenvolvidos no Brasil, buscou-se imensas referências estrangeiras, tornando em diversas tabelas com diferentes medidas externas que consideram as especificidades dos corpos dos brasileiros.